Imagem Vereadores participam da assinatura da Carta de Intenção do Projeto Conquista

Vereadores participam da assinatura da Carta de Intenção do Projeto Conquista

18/03/2013 16:00:00

Na manhã dessa sexta-feira (15), os vereadores de Vitória da Conquista participaram do lançamento do projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer que está entre as 300 ações que fazem parte do termo de cooperação técnica entre Brasil e Cuba.

O evento, que aconteceu no salão do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal, contou com a presença dos vereadores, Fernando Vasconcelos (PT), Sidney Oliveira (PRB), Cícero da Hospec (PV), Ricardo Babão (PSL), Juvêncio Amaral (PV), Andreson Ribeiro (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB), Júlio Honorato (PT), Irma Lemos (PTB), Lúcia Rocha (DEM), Professor Cori (PT), Luciano Gomes (PR), Hermínio Oliveira (PDT), Nelson de Vivi (PCdoB), Florisvaldo Bittencourt (PT), Gilzete Moreira (PSB), Adinilson Pereira (PSB), do prefeito Guilherme Menezes, da diretora da Sección Independiente de Control de Cáncer, Teresa Romero, e do diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva.

O presidente da Casa, o vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou o acordo como uma grande vitória para o município. “Ser o primeiro município do Brasil a participar desse projeto piloto de Controle do Câncer é uma vitória da saúde pública do município.Hoje nós estamos tendo a oportunidade de ver a expectativa de cada representante do Legislativo e vamos apoiar este projeto”, afirmou.

Para o Professor Cori (PT), o acordo traz grandes avanços para o município. “É uma experiência de uma vacina de combate ao Câncer, com possibilidade de cura. Vitória da Conquista deu o primeiro passo para uma grande caminhada e foi o único município do Brasil em que o Governo Cubano verificou todas as condições necessárias para que o projeto se iniciasse. Nosso governo está atento a todos os desafios decorrentes das diversas situações da saúde pública em nosso país”, afirmou.

Cícero da Hospec (PV), representante da saúde infantil do município, afirmou que esse acordo é um grande crescimento para Vitória da Conquista. “O câncer se alastra pelo Brasil, isso é uma verdade. O governo saiu na frente mais uma vez, devemos apoiar esse projeto para o benefício da comunidade como um todo.”, disse.

Florisvaldo Bittencourt (PT), líder do governo na casa, destacou o objetivo principal do projeto. ”A proposta de prevenção do câncer tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer, o que será um grande avanço para população de Vitória da Conquista. Já temos resultados positivos dessa parceria. Nossa cidade deu o primeiro passo”.

A vereadora Irma Lemos (PTB) informou a importância da parceria. “Avalio com muita esperança e alegria. Vitória da Conquista é a primeira cidade do Brasil e muitas vezes não damos conta da riqueza de uma parceria desta escala. A saúde é prioridade e Cuba é o país que tem um dos melhores programas de saúde. As portas estão se abrindo para melhorias na saúde do município”, destacou.

Nelson de Vivi (PCdoB), líder do bloco parlamentar da Casa, destacou a prevenção como o ponto de partida. “A prevenção é o fator mais importante para a melhoria da saúde do município, principalmente quando se trata de uma doença como o câncer, que quando já está consumado, fica mais difícil de obter o sucesso”, disse.

Sidney Oliveira (PRB) classificou a parceria como formidável. Segundo o parlamentar “há algum tempo o câncer era visto como uma doença incurável e a partir de agora poderá ser prevenida”.

Para Julio Honorato (PT) o acordo tem grande importância. “Vitória da Conquista é a única cidade do país a ter este acordo firmado. Este projeto é um privilégio para o município, e tudo isso graças ao comprometimento da Administração Municipal, que prioriza o ser humano em primeiro lugar”, destacou.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que quer colaborar para que o projeto tenha êxito. “O câncer é um problema de saúde pública, não abro mão de contribuir com esse projeto, que é de grande importância para os conquistenses”.

Gilzete Moreira (PSB) parabenizou o prefeito Guilherme Menezes pela iniciativa de ter ido a Cuba conhecer de perto o projeto e se declarou feliz com o resultado. “Sinto-me feliz com esta parceria, pois sei que irá beneficiar não só Vitória da Conquista, mas toda a região”, disse.

Juvêncio Amaral (PV) destacou o projeto como uma conquista para a sociedade. “Esse projeto é uma grande conquista, pois a proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo criar novas perspectivas para o controle da doença em nosso município”, conclui.

O vereador Ricardo Babão parabenizou a Administração Municipal pelo projeto. “Parabenizo o prefeito Guilherme Menezes pela parceria entre Governo municipal, Ministério da Saúde e Cuba. Nosso município fica lisonjeado por ter feito esta parceria, que é a grande prova de que a saúde vem tendo grandes avanços. Vitória da Conquista foi o único município brasileiro escolhido para representar o país no projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer, e não foi à toa”.

Joaquim Libarino (PCdoB) falou sobre a relevância do projeto. “É de grande importância para Vitória da Conquista, porque Cuba é uma referência na saúde e nossa cidade foi a única escolhida em todo o Brasil. A população só tem a ganhar”.

O vereador Luciano Gomes (PR) destacou a visibilidade que Vitória da Conquista ganhará a partir da parceria com Cuba. “Esse projeto é muito importante para o tratamento do câncer e servirá como referência para todo o país. Com certeza teremos um avanço muito grande na prevenção da doença, reduzindo assim o índice de vítimas fatais”.

Maio 2024