Imagem Presidente da Câmara participa da solenidade de assinatura para construção novo aeroporto

10/01/2013 17:00:00

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vasconcelos (PT), participou, nesta quinta-feira (10), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, da solenidade de assinatura do convênio para construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Além de representar o Legislativo, Vasconcelos também representou os mandatos dos deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo Fontes (PT).

A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner; do secretário executivo da Aviação Civil, Guilherme Ramalho; do presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale; do prefeito Guilherme Menezes; do vice-governador Otto Alencar; dos senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT); do deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB), além de vários deputados e prefeitos da região.

A parceria com o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) prevê a construção do novo aeroporto do município, incluindo pista de pouso e decolagem, área de movimentação de aeronaves, serviço contra incêndio, pátio de estacionamento e vias internas de acesso.

O valor total dos custos da construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, sem o terminal de passageiros, é de R$ 60 milhões, sendo que este convênio será plurianual. Inicialmente, serão liberados R$ 20 milhões. O próximo passo, depois da assinatura do convênio, é o lançamento da licitação de obras.

O novo aeroporto, que comportará um maior fluxo de voos e aeronaves de maior porte, será construído numa área de 616 hectares, a 8,5 km do centro da cidade, às margens da BR-116, sentido Minas Gerais, no povoado de São José, também conhecido como Pé de Galinha. Toda área já está desapropriada.

Participação da Câmara – A Câmara de Vereadores desempenhou um papel fundamental nas discussões para construção de um novo aeroporto em Vitória da Conquista. Foi realizando em abril de 2007 o Fórum Regional pela construção de um novo aeroporto para Vitória da Conquista e região, na gestão do ex-vereador Alexandre Pereira (PT). O Fórum foi fruto de uma ação coletiva, iniciada pelo Legislativo conquistense e pelo Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, em parceria com o CREA, AREA, AINVIC, SEBRAE, AMVAGRA, AMIRS, FTC e Prefeitura Municipal.

Em maio de 2009, uma comissão formada pelos então vereadores Gildásio Silveira (PT), Jean Fabrício (PCdoB), Gilzete Moreira (PSB), Joel Fernandes (PTN), Fernando Jacaré (PT), Beto Gonçalves (PV) e Arlindo Rebouças (PMN); e pelo presidente do movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires, esteve  Brasília, com o objetivo de buscar recursos para a construção de um novo aeroporto que atendesse o município e região.

Fotos: Blog do Anderson

Maio 2024