Imagem Sessão especial homenageou ex-vereador Gésner Chagas

Sessão especial homenageou ex-vereador Gésner Chagas

Arquivo

16/07/2009 22:00:00


A Câmara realizou, nesta quinta-feira (16), sessão especial em homenagem ao ex-vereador Gésner de Oliveira Chagas. A homenagem póstuma, iniciativa da vereadora Lúcia Rocha (DEM), contou com a presença de Lindaura Dias de Oliveira, viúva de Chagas.
História - Gésner Chagas foi um dos mais atuantes homens públicos da história política de Conquista, militando nos extintos partidos UDN, Arena e PDS. Foi eleito vereador por cinco mandatos consecutivos, desempenhando destacado papel na Câmara Municipal. Chagas morreu em 27 de julho de 1989, aos 62 anos, em consequência de insuficiência cardíaca.
Homenagem da Câmara - O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a satisfação da Casa em receber familiares, amigos e admiradores de Gésner Chagas na sessão que o homenageou. O parlamentar salientou que a sessão foi uma iniciativa da vereadora Lúcia Rocha e aprovada por todos os vereadores.
“Tenho certeza que ao concluir este primeiro semestre, nós procuramos nos espelhar principalmente em pessoas que tiveram espírito público de doação e solidariedade”, afirmou.
Silveira ressaltou o legado que Gésner Chagas deixou para a política conquistense e fez um resgate histórico da vida do homenageado, especialmente sua trajetória na Câmara, ocupando os cargos de presidente e vice presidente, “considerado como um dos homens públicos mais importantes da história do município”.
O presidente agradeceu a presença da esposa de Chagas, bem como seus filhos e familiares. “Esta sessão é o reconhecimento de toda a sociedade pela vida deste tão ilustre vereador que foi Gésner Chagas. Estamos dando continuidade ao espírito público de tantos homens e mulheres que marcaram a história da nossa cidade”, disse Silveira, garantindo que a Câmara vai desenvolver um trabalho de resgate histórico de outros personagens da história política local.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou a importância da homenagem que a Câmara prestou a Gésner Chagas. “Não podemos esquecer a história deste legislador”, declarou a parlamentar, ressaltando que a sessão que homenageou o ex-vereador é apenas a primeira de outras que terão por objetivo homenagear outros personagens da política conquistense.
Rocha destacou a história de vida de Chagas, ressaltando sua vocação para os estudos e marcante atuação na educação municipal. A trajetória política do homenageado também foi ressaltada pela parlamentar, que salientou o desempenho de Chagas na Câmara Municipal. “Gésner Chagas sempre foi um apaixonado pela política”, declarou.
A autora da sessão destacou, ainda, a ligação que Chagas tinha com o distrito de Dantilândia, que recebeu diversos benefícios como resultado do trabalho e articulação política do homenageado. “Era um homem conhecido pela sua honestidade e honradez”, afirmou, prestando homenagem a toda a família Chagas.
Convidados especiais – A sessão também foi marcada por presenças ilustres, como a do ex-prefeito José Pedral Sampaio, que salientou sua alegria em poder participar da homenagem. Sampaio ressaltou que Chagas sempre foi seu iadversário político, porém teve uma postura ética e comprometida com o desenvolvimento de Vitória da Conquista.
“Gésner morreu muito cedo. Foram 62 anos de uma vida de trabalho, que deixa um legado importante da sua presença como político apaixonado pela cidade. Sem dúvida, era uma pessoa de destaque”, afirmou Pedral Sampaio.
Murilo Mármore, também ex-prefeito de Vitória da Conquista, afirmou que poucas vezes a cidade teve a oportunidade de reunir políticos de várias gerações, como ocorreu na sessão que homenageou Gésner Chagas. Mármore ressaltou o amor a terra e firmeza de caráter como características marcantes do homenageado.
Mármore enfatizou o destacado papel de Chagas na aprovação do projeto de lei que criou a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), marco no desenvolvimento urbano do município. “Em cada esquina das avenidas que abrimos, em cada centímetro quadrado de asfalto desta cidade, existe o coração, a vontade e decisão de Gésner Chagas”, declarou.
Para o ex-vereador José William de Oliveira, relembrar a história de Gésner Chagas é reconhecer sua importância para o desenvolvimento de Conquista. Oliveira, que é sobrinho do homenageado, se emocionou ao declarar que Chagas foi sua inspiração para o ingresso na vida pública. “A passagem de Gésner pela política de Vitória da Conquista é notável e louvável. Nada mais justo que esta Casa reverenciar a figura imortal de Gésner Chagas”, afirmou.
Família presta homenagem - Charles Beline Chagas de Oliveira, filho de Gésner Chagas, emocionado, agradeceu a homenagem que a Câmara prestou a Chagas e destacou fatos da vida particular do político que marcou sua geração. A vocação para o estudo autodidata e o amor pela educação foi destacada por Beline. “Meu pai sempre incentivou a família para estudar”, afirmou, ressaltando sua seriedade e postura ética.
Já Arnon Chagas de Oliveira, irmão do homenageado, também agradeceu a homenagem póstuma prestada pela Câmara. Arnon ressaltou a seriedade, competência e ética do irmão, que “sem dúvida será lembrado por várias gerações como exemplo de político”.
José Marcos Dias, sobrinho de Gésner Chagas, destacou o amor por Dantilândia, que marcava a relação do homenageado com o distrito. Para Dias, a influência de Chagas é sentida no povoado, que conta com dezenas de profissionais liberais que investiram nos estudos. “As primeiras escolas no interior do município foram construídas por intermédio de Gésner Chagas”, disse, apresentando aos presentes fotografias que retrataram momentos especiais na vida de Gésner Chagas.
A filha de Gésner Chagas, Gilvane Dias, agradeceu a Câmara pela homenagem ao seu pai e declarou a alegria de toda a família em estar reunida, relembrando o passado desta figura ilustre para o município. “Após 20 anos de sua partida estamos aqui para homenageá-lo. Quero agradecer a Lúcia Rocha por ter nos proporcionado este momento de muita alegria”, afirmou, aproveitando a ocasião para também homenagear sua mãe Lindaura Dias de Oliveira.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31