Imagem Viviane Sampaio destaca Dia Internacional de Luta Contra a AIDS

Viviane Sampaio destaca Dia Internacional de Luta Contra a AIDS

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

01/12/2021 10:30:00

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 1º de dezembro, a vereadora Viviane Sampaio (PT) destacou o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, celebrado neste dia primeiro. A edil frisou o tema da campanha deste ano: “Acabe com as desigualdades. Acabe com a AIDS. Acabe com as pandemias”. Viviane relatou encontro com pessoas com HIV para discutir políticas públicas para esse público.

Segundo a parlamentar, no contexto da pandemia, o número de diagnósticos de casos de HIV caiu drasticamente no Brasil. Ela lembrou que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e qualidade de vida da pessoa com HIV e pediu à Secretaria de Saúde, ações de busca ativa para realização de testes. Viviane ainda falou que pessoas soropositivas têm sofrido com insegurança alimentar e falta de emprego, o que dificulta ainda mais o tratamento.

Em sua fala, falou também da audiência pública sobre a Atenção Primária à Saúde, ocorrida nessa terça, 30. Viviane explicou que a audiência contou com participantes de vários segmentos da sociedade e se chegou ao balanço de que é urgente estruturar a atenção básica em Conquista.

Ela replicou cobrança da prefeitura por emendas parlamentares federais ao cobrar a execução das emendas impositivas dos vereadores. Segundo Viviane, 15% dessas emendas são destinadas para essa área. “Contamos com o cumprimento dessas emendas”, falou ao ressaltar que a gestão do prefeito Herzem Gusmão não cumpriu nenhuma.

A vereadora lembrou que está em discussão o orçamento municipal para o ano de 2022 e pediu a participação da população.