Imagem Dudé anuncia quase R$ 400 milhões em empréstimo para obras estruturantes em Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuis Carlos DudéMDB

10/11/2021 11:35:00

Em seu discurso na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) anunciou que Vitória da Conquista está em processo de obter um empréstimo de 72 milhões de dólares – quase R$400 milhões – para investimentos estruturantes no município, destacando, principalmente, obras em pavimentação de bairros e iluminação pública.

O vereador iniciou o discurso homenageando Vitória da Conquista pelos seus 181 anos e destacou aspectos importantes da cidade em sua história, como o dia 9 de Novembro de 1840, quando Luís Fernandes de Oliveira assinava o decreto como o primeiro presidente da Câmara de Vitória da Conquista. “Essa é uma cidade que jamais se entregou, que jamais se curvou, que sempre buscou estar entre as melhores cidades do Brasil”, disse Dudé. “Não tem sido diferente nos últimos tempos e não tem sido diferente neste governo”, completou.

Dudé afirmou que não à toa a prefeita Sheila Lemos (DEM), com muita competência e capacidade, tem recebido índices de aprovação de mais de 70% no município e, desta forma, trouxe consigo uma leva de obras a serem entregues na cidade na última terça-feira (09), como, por exemplo, a revitalização da Praça Desembargador Mármore Neto (Praça do Boneco), a Praça do Santa Mônica e a Feira do Vila América – estas duas últimas realizadas em parceria com a VCA Construtora.

Revitalização das Praças – O vereador Luis Carlos Dudé ressaltou que a popularmente conhecida Praça do Boneco, inaugurada em janeiro de 1992, nunca recebeu obras de restauração até este ano e, por entendimento do saudoso prefeito Herzem Gusmão e na compreensão da atual prefeita Sheila Lemos, e graças aos recursos do Finisa II, a revitalização da praça foi realizada, trazendo mais qualidade de vida para a população do bairro Brasil. Ele também destacou que, apenas no bairro Brasil são três praças envolvidas em processos de reforma: a Praça Desembargador Mármore Neto (Praça do Boneco), Praça Nossa Senhora dos Verdes e Praça do Cajá.

Sobre a Praça Nossa Senhora dos Verdes, Dudé relatou a intenção de denominá-la como “Praça Ariosvaldo Zinho do Prado”, em homenagem ao ex-vereador que lutou pela construção da praça. Além disso, a quadra poliesportiva da praça também deverá ser denominada com o nome de Hélio Souza Jardim, o saudoso Hélio Setenta, em homenagem a quem mais lutou pelo esporte na Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Recursos para a Zona Rural – Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), o vereador afirmou que a Bancada de Situação está dando entrada, por meio do líder Edjaime Rosa – Bibia (MDB), com um requerimento importante, na ordem de R$11,6 milhões, para investimentos na Zona Rural de Vitória da Conquista, referente à melhoria de estradas e rodagens, sendo isso mais um motivo de comemoração nos 181 anos do município.

Empréstimo Internacional – O vereador Luis Carlos Dudé destacou também a captação de recursos que o município de Vitória da Conquista está preparando, por meio de um banco internacional, para o empréstimo na ordem dos 72 milhões de dólares – equivalente a R$394 milhões, a serem destinados para investimentos estruturantes na cidade. Ele disse que pela adimplência do município, a prefeitura tem crédito para captar elevados recursos e executar obras em Vitória da Conquista, e afirmou que os investimentos devem ser feitos na pavimentação asfáltica de todos os bairros da cidade, como Lagoa das Flores, Cidade Modelo, Jardim Copacabana, Santa Terezinha, Jardim Valéria, Jardim Sudoeste, Jardim Guanabara, entre outros. “Não terá espaço pra jogar gude na cidade de Vitória da Conquista e nem brincar de peixe quando a chuva cair, porque essa cidade será toda pavimentada com esses recursos”, salientou.

O vereador também afirmou que sabe do comprometimento dos colegas da Câmara Municipal e confia que quando o projeto chegar à Casa para votação será aprovado. “Esse é o nosso compromisso com essa cidade. O de sempre melhorar a vida das pessoas”, finalizou.