Imagem Dia do Servidor Público é celebrado na Câmara Municipal

Dia do Servidor Público é celebrado na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

27/10/2021 11:30:00

O servidor público municipal foi homenageado na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, pela passagem do Dia do Servidor, a ser comemorado nesta quinta-feira 28. A sessão especial teve a iniciativa da mesa diretora e contou com servidores do legislativo, executivo e representantes do Simmp, Sinserv e Sindacs.

O sistema não colabora com o trabalho dos servidores públicos - A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Elenilda Ramos Lima, iniciou sua fala parabenizando a todos os funcionários públicos e lembrou que muitos deles, em especial, os trabalhadores da educação, muitas vezes compra materiais com dinheiro do próprio bolso para poder trabalhar. Elenilda agradeceu a homenagem promovida pela Câmara, mas declarou que não há o que comemorar com o andamento da PEC 32 e da Lei 173/2021, que não flexibilizam vantagens aos servidores. “A culpa é do sistema, que não oferece condições para que os serviços sejam feitos com qualidade”, declarou.

“Não temos muito a comemorar” - A presidente do SINDACS – Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, Rita Suzana Silva, parabenizou os vereadores por essa iniciativa em homenagear o servidor público. Ela afirmou que os servidores não têm muito a comemorar e os sindicatos estão lutando para manter todos os direitos ameaçados pela PEC 32. Ressaltou a luta dos servidores da saúde durante a pandemia. “Eles fizeram um enfrentamento heroico nesse momento de covid-19. Foram soldados da linha de frente, bem como o pessoal da limpeza pública e tantos outros que não puderam se afastar das suas atividades”, afirmou. Rita encerrou sua participação falando da necessidade de mobilização para o enfrentamento dos desmontes de direitos conquistados pelos servidores públicos.

Servidores da Saúde se destacaram na pandemia – O diretor-administrativo do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Humberto Carvalho Júnior, representando os servidores do hospital, apontou que os trabalhadores da Saúde são grandes representantes do serviço público durante a pandemia. “Não teve uma categoria que expressasse melhor o sentido da palavra servir que os trabalhadores da Saúde”, avaliou ele, que agradeceu pelo espaço destinado aos servidores públicos. “Eu enquanto servidor me sinto lisonjeado pelo espaço concedido para honrar a toda a equipe e faço meus agradecimentos em nome dos servidores da Saúde aqui do Hospital Geral de Vitória da Conquista”, finalizou.

Todos são servidores – Rita de Cássia, servidora da Casa, agradeceu a todos pelo carinho. Ela afirmou que do presidente aos prefeitos, todos são servidores públicos. Para ela, a partir do momento que todos esses agentes assumirem a responsabilidade de trabalhar pelas pessoas, o país poderá chegar a uma sociedade mais justa, sem fome. “Uma sociedade de irmãos”, disse.

Sonho da casa própria para servidores municipais - Representando o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV), José Marcos, lamentou que a categoria tenha ficado três anos sem reajuste salarial e lembrou os 28 dias de greve em 2017. O sindicalista ainda ressaltou que quando a cidade está limpa e bem organizada é por causa do trabalho do servidor municipal. Por fim, salientou que os trabalhadores públicos do município têm o sonho da casa própria e espera que em breve aconteça a construção da Vila do Servidor.

Secretário destaca ações do Governo Municipal - O secretário municipal de Administração agradeceu à Câmara por esse convite e aproveitou a oportunidade para falar sobre as ações do Governo Municipal na consolidação de politicas de valorização do servidor público. “Sem o servidor, não conseguiríamos exercer nossa atividade. A gente sabe da importância de todos eles”, afirmou o secretário. Kairan destacou que o Governo Municipal vem mantendo o diálogo permanente com os sindicatos para minimizar os problemas que afligem os servidores.

O reajuste salarial concedido esse ano aos servidores foi outro assunto abordado pelo secretário. “Conseguimos realizar a recomposição da tabela salarial dos servidores, que não estava sendo feita desde 2018”, afirmou. Kairan destacou também a Vila do Servidor, afirmando que o projeto será discutido com os sindicatos e que deverá ficar pronto até o final do ano. Ele ressaltou os esforços destinados à estruturação da Guarda Municipal, informando sobre a reforma da sede e a entrega de novas viaturas. Finalizou o pronunciamento agradecendo a todos os servidores. “Não poderíamos deixar de destacar a atuação dos servidores nesse momento de pandemia. Agradecemos aos profissionais de saúde, aos professores que conseguiram manter as atividades escolares e a todos os servidores que mantiveram as suas funções”, finalizou.

Março 2024