Imagem Xandó aponta irregularidades identificadas por auditoria no Esaú Matos

Xandó aponta irregularidades identificadas por auditoria no Esaú Matos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

22/09/2021 10:50:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manha desta quarta-feira, 22, o vereador Alexandre Xandó (PT) apontou que a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, que administra o Hospital Esaú Matos, teve uma série de irregularidades identificadas por uma auditoria realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e que, diante disso, as comissões de Direitos Humanos e de Saúde foi até o hospital averiguar os problemas.

Entre os problemas identificados e elencados por Xandó estão ausência de licença sanitária atualizada; ausência de comprovação de vários registro de responsabilidade técnica; descontos do Imposto de Renda e contribuições previdenciárias nos salários dos seus funcionários, mas não recolhimento à Receita Federal e INSS; ausência de certificado atualizado de limpeza dos reservatórios de água e inadequações no manejo dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, além da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, incipiente e agora, inativa.

Morada dos Pássaros – Xandó relatou que visitou a Unidade de Saúde do Morada dos Pássaros onde pôde perceber uma diversidade de problemas enfrentados na localidade. “Isso é a porta de um posto de Saúde. Se você encosta o dedo, cai os pedaços”, disse o vereador enquanto mostrava fotografias da unidade, com infiltrações nas paredes, cadeira de dentista quebrada, entre outras coisas.

Ele destacou ainda que, assim como em todas as unidades, os profissionais estão sobrecarregados. “Precisamos de mais trabalhadores. Todos os profissionais da linha de frente estão exaustos, adoecendo”, apontou ele.

Manifestação – O edil ainda convidou a todos para participarem de uma manifestação, em 2 de outubro, pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. “Vergonha mundial. O único líder do G20 que não foi vacinado e que continua fazendo propaganda de cloroquina e negando a vacina”, disse o parlamentar.