Imagem Luciano Gomes destaca ações de abastecimento de água na Zona Rural

Luciano Gomes destaca ações de abastecimento de água na Zona Rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuciano GomesPCdoB

03/09/2021 10:50:00


Na sessão desta sexta-feira (03), da Câmara Municipal, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) destacou a transferência do sistema da região de Boa Vista, Pau de Copa e Suja Saco, de Cabeceira do Jiboia, para o município. A obra foi realizada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), passou por testes durantes 90 dias e agora foi entregue à Prefeitura Municipal. “Isso nos deixa muito feliz”, afirmou Luciano. O vereador explicou que apesar da ação, a situação da falta de água no campo é bastante grave. 

Em sua fala, Luciano relatou que tem trabalhado para instalar poços artesianos nas comunidades de São Joaquim de Paulo e São Joaquim do Pradoso, para atender os produtores. A água dos poços, que não serve para consumo humano, será destinada à irrigação na agricultura familiar. A Prefeitura Municipal está distribuindo mudas de frutas cítricas para os agricultores da região, cujo cultivo poderá ser beneficiado por essa água.

Luciano explicou também que o projeto, articulado por seu mandato, para abastecer a região de Cachoeira das Araras, Morro dos Macacos, Forquia e Ribeirão, se mostrou viável. As comunidades seriam atendidas pela adutora que abastece Bate-Pé, mas o equipamento já está no limite da sua capacidade. Ele frisou que é fundamental “trabalhar sempre com a verdade” com a população, sobretudo as comunidades rurais que sofrem com a falta de água. 

Segundo o vereador, a solução é realizar um estudo para ampliar a adutora de Bate-Pé e assim atender as comunidades. Luciano explicou que com a aprovação da nova concessão da Embasa pela Câmara, a prefeitura terá um fundo com recursos para investimentos nesse tipo de projeto. Ficou acertado que 3% do faturamento bruto da Embasa será revertido para o fundo que custeará ações de abastecimento de água nas zonas urbana e rural.

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30