Imagem Câmara participa do I Encontro de Inovação do HUB Sudoeste

Câmara participa do I Encontro de Inovação do HUB Sudoeste

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéChico EstrellaIvan CordeiroRicardo Babão

04/08/2021 16:27:00


A implantação do Hub Sudoeste, fase necessária para avançar na criação efetiva do Parque Tecnológico de Vitória da Conquista, norteou os debates no I Encontro de Inovação do Hub Sudoeste, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista nesta quarta e quinta-feira (04 e 05), no Mediterrâneo Complexo para Eventos. O objetivo do Hub Sudoeste é unir, a partir da inovação, entidades, pessoas, conhecimentos e negócios para potencializar o desenvolvimento do município e da Região Sudoeste. 

O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), destacou a importância social do Hub Sudoeste e do avanço da tecnologia no município, que caminha para ser a cidade mais tecnológica do Brasil. “Teremos uma cidade inteligente, moderna, e aqui queremos reafirmar a parceria entre o Poder Legislativo e a Prefeitura Municipal para garantir que essas transformações digitais cheguem de fato e de direito às pequenas e médias empresas do nosso município”, disse. 

O secretário municipal de Administração, Kairan Rocha, disse que o Hub Sudoeste está na fase final de implantação e se trata de um equipamento importante para promover a inovação e o empreendedorismo das pequenas e médias empresas de Vitória da Conquista. “A gente tem aqui hoje a presença de membros da ABDI, que é a financiadora de parte do projeto de estruturação e de aprimoramento das empresas, estamos promovendo um evento histórico que marca o início e a continuidade de um processo de inovação dentro de Conquista, explicou, ressaltando que a inauguração do Hub Sudoeste está prevista para novembro, mês de aniversário da cidade. 

Segundo o gerente do Hub Sudoeste, Vitor Dutra, esse projeto coloca Vitória da Conquista no mapa tecnológico da Bahia. Hoje, já são 14 entidades na rede. “Precisou dar esse start para descobrirmos um universo enorme. Em plena pandemia, somos o único projeto baiano na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A experiência do Hub Sudoeste tem sido isso: despertar desejos e vontades, a inovação muda realidades”, disse, e completou: “queremos ser uma comunidade que fomente a tecnologia, queremos a nossa região Sudoeste no topo da inovação”. 

Sobre o Hub Sudoeste - O Hub Sudoeste é um Parque Tecnológico voltado para micro e pequenas empresas. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Fundac). O projeto está em desenvolvimento desde o início de 2021 e já atendeu a 100 empreendedores locais.

“O parque tecnológico está sendo criado, ainda não foi institucionalizado, mas a gente já tem ações em relação a ele, por exemplo o Programa de Transformação Digital”, explicou o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Laverty Ladeia.

A sede do Parque Tecnológico, que está sendo instalada na Avenida Espanha, 74, no Bairro Candeias, passará por uma reestruturação para abrigar, no primeiro momento, dez empresas em uma área de 6.400m² dedicadas ao ecossistema de inovação e tecnologia. Cada empresa terá o seu próprio espaço e todas vão dividir uma área em comum.

O encontro segue até amanhã, 05, com a palestra “Cidades inteligentes e Oportunidades de Negócios para Vitória da Conquista e Região Sudoeste”, com o presidente da ABDI, Igor Cavelt.

Neste primeiro dia, estiveram presentes ao evento, os vereadores Ricardo Babão (PCdoB), Ivan Cordeiro (PTB) e Chico Estrella (PTC), empresários, servidores públicos, representantes de entidades, entre outros. Por conta das normas sanitárias de controle da Covid-19, o público é limitado a 100 pessoas presencialmente, mas está sendo transmitido pelo Youtube. 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31