Imagem Vereadores participam de assinatura da Ordem de Serviço para construção de Orquidário e Catedral das Flores

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaChico EstrellaIvan CordeiroRicardo Babão

22/06/2021 23:22:00

A Ordem de Serviço para início da construção do Orquidário e da Catedral das Flores de Vitória da Conquista foi assinada pela prefeita Sheila Lemos (DEM) na tarde desta terça-feira (22), no Horto Florestal. Essas obras fazem parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Dudé, participou da solenidade juntamente com a prefeita Sheila Lemos e outros vereadores. Ele destacou o empenho do ex-prefeito Herzem Gusmão para que essa iniciativa fosse agora uma realidade. “Passa um filme na minha cabeça e as lembranças dessas discussões com o prefeito Herzem, que foi o prefeito que mais defendeu o meio ambiente em Vitória da Conquista. Sheila vem dando continuidade a esse trabalho. O investimento dessa obra teve aprovação da Câmara, que entendeu a necessidade de revitalizar o Rio Verruga, independente de questões partidárias”, afirmou Dudé. Ele ainda ressaltou o projeto que foi desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner. “Vocês não têm noção de como isso aqui vai ficar bonito. Será mais um cartão postal da nossa cidade”, garantiu.

Os equipamentos contarão com estrutura metálica, iluminação e paisagismo e estarão localizados nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, que também receberá serviços de urbanização.

Serão investidos R$ 525.000,00 no Orquidário, e R$ 693.000,00 na Catedral da Flores, totalizando R$ 1.218.000,00, oriundos de empréstimo junto à Caixa, como parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Durante pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos ressaltou o projeto e a necessidade de mais recursos para implementá-lo. “O projeto é maravilhoso, imenso e muito audacioso. Nós estamos buscando mais recursos para implementá-lo em sua totalidade. Esperamos que daqui a 10 meses tenhamos esses equipamentos à disposição da nossa população”, afirmou a prefeita.

O Parque Ambiental do Rio Verruga começa na Avenida Bartolomeu de Gusmão e vai até o contorno do Anel Viário.

Além do presidente da Câmara, estavam presentes os vereadores Ivan Cordeiro (PTB), o líder do Governo, Chico Estrella (PTC), Lúcia Rocha (DEM), Ricardo Babão (PCdoB), a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia, entre outros membros da administração municipal.