Imagem Sessão Especial: vereadores destacam importância da defesa do meio ambiente

Sessão Especial: vereadores destacam importância da defesa do meio ambiente

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaHermínio OliveiraChico EstrellaDr Andreson RibeiroDr Augusto CândidoIvan CordeiroOrlando Filho

02/06/2021 11:13:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta quarta-feira (02), uma sessão especial para discutir o Dia Mundial do Meio Ambiente e a situação do Rio Verruga e da Reserva do Poço Escuro. A sessão aconteceu por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR) e foi transmitida pelos canais oficiais da Casa no Facebook e no YouTube e pela Brasil FM. 

A sessão reuniu especialistas, professores e autoridades da área. Os vereadores destacaram a importância do tema e ações aprovadas na Casa para defesa do meio ambiente, recuperação de espaços como a Reserva do Poço Escuro e o Rio Verruga. 

A gravação da transmissão da sessão especial está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OBEBCoaSN8w 

Meio ambiente é alvo de preocupações da Câmara - Presidente da Casa, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) destacou que a temática do meio ambiente encontra espaço na Câmara. “A Câmara estará sempre aberta para essa discussão, para este tema. Por isso, recursos do Finisa foram alocados para a revitalização do Poço Escuro, do Rio Verruga, do Parque do Alegria, com seis nascentes e construção do Parque da Cidade”, lembrou Dudé. “Temos agora a oportunidade de nos unirmos, de fazermos aqui a cidade-retrato das questões ambientais para o Brasil”, disse o parlamentar.

Câmara aprovou R$ 5 milhões para recuperar o Verruga – O vereador Hermínio Oliveira (PODE) defendeu um projeto de recuperação do Rio Verruga. Ele ressaltou que durante o seu mandato como presidente, em 2018, a Casa aprovou recursos na ordem de R$ 5 milhões para esse projeto, que se estende também ao Poço Escuro. De acordo com o vereador, “o dinheiro está na Caixa” há mais de ano. Hermínio explicou que o projeto prevê melhorias na estrutura do Poço Escuro e criação de um mirante, ações de revitalização ambiental e que poderão também estimular o turismo. “Quando é que vão começar essas obras?”, cobrou o parlamentar.

Repúdio à política ambiental federal – O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) reconheceu a importância que possui a discussão acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente e seus temas relacionados, manifestando sua alegria em estar presente neste debate. Ribeiro afirmou que, neste momento, é preciso ter consciência e responsabilidade sobre as ações tomadas de forma nacional em relação às medidas e políticas públicas sobre o meio ambiente. Desta forma, Andreson manifestou o seu repúdio contra o Governo Federal, nas pessoas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ribeiro, ainda, parabenizou o trabalho realizado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, mas afirmou que é necessário ousar ainda mais e buscar parcerias que viabilizem maiores avanços nesta questão ambiental. Sobretudo, o vereador destacou sua preocupação em buscar melhorias e incentivos para o crescimento da reciclagem em Vitória da Conquista.

Vereadora ressalta trabalho de Herzem – Em sua participação, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) lembrou a contribuição do ex-prefeito Herzem Gusmão para pauta ambiental em Vitória da Conquista. Ela ressaltou o trabalho feito por Herzem para a construção do Parque Ambiental do Rio Verruga, buscando revitalizar o rio que permitiu o desenvolvimento da cidade no início da sua história. Lúcia lembrou o aniversário do ex-prefeito, que, se estivesse vivo, estaria completando 73 anos nesta quarta-feira. A parlamentar ainda comemorou o início das atividades da nova Estação de Transbordo e ressaltou o empenho do antigo gestor para a realização dessa obra.

Herzem pensava o meio ambiente – O vereador Ivan Cordeiro (PTB) afirmou que a preocupação com as questões ambientais era uma característica do prefeito Herzem Gusmão, falecido no início deste ano em decorrência de complicações da Covid-19. Ivan frisou que o gestor idealizou o projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga, além de implementar outras ações como o novo aterro sanitário. Ele avalia que a atual prefeita, Sheila Lemos (DEM), está dando continuidade a essas políticas. O edil ainda criticou as gestões do PT. Segundo ele, Conquista foi esquecida por 20 anos por essas gestões.   

Meio ambiente é tema prioritário – vereador Orlando Filho (PRTB) ressaltou a importância que a Câmara precisa ter com uma causa tão singular que é o trato com o meio ambiente, sobretudo no que tange ao envolvimento da própria comunidade em cuidar e participar desta causa. Orlando destacou que o espaço do Poço Escuro e Rio Verruga, em Vitória da Conquista, precisa de atenção especial do poder público no que se refere ao seu cuidado, às suas nascentes e trilhas.

Filho anunciou, ainda, ter apresentado indicação para que seja feita a revitalização das pequenas pontes que existem sobre os riachos do Rio Verruga, nesta região, além de que também seja feita a sinalização das trilhas presentes no local. A intenção, segundo o vereador, é que a comunidade tenha mais acessibilidade e presença, com consciência, nestas áreas.

Brasil é o pulmão e o estômago do mundo – O vereador Chico Estrella (PRTB) criticou o discurso do politicamente correto e lamentou a falta de coerência entre discurso e prática. Assim, ele defendeu algumas ações adotadas pelo Ministério da Agricultura e que tem sido alvo de críticas no cenário ambiental. "O Brasil não é apenas o pulmão do mundo. É também o estômago. O agronegócio precisa ser estimulado como aposta para o desenvolvimento econômico do país", defendeu Chico. Nesse contexto, o vereador afirmou que Vitória da Conquista poderia ter mais investimentos na indústria e na agricultura, caso o município tivesse maior potencial hídrico. 

Chico Estrella ainda parabenizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo trabalho desenvolvido no município com os recursos disponíveis. Ele encerrou sua participação se comprometendo em debater o aumento da dotação orçamentária destinada a essa secretaria.

Herzem é marco histórico – O vereador Augusto Cândido (PSDB) lembrou que o dia 2 de junho marca o aniversário do prefeito Herzem Gusmão. Cândido frisou que os esforços do gestor para a concretização de projetos como a Estação de Transbordo e o Parque Ambiental do Rio Verruga. Para ele, Herzem, falecido e março deste ano, se tornou um “marco histórico” para Conquista. Em sua fala, o edil parabenizou a atuação do bloco político Por Conquista e destacou o compromisso desses vereadores com o desenvolvimento. 





Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30