Imagem Dr. Andreson alerta sobre redução de salários de médicos da Zona Rural: “seria o caos”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBDr Andreson Ribeiro

28/04/2021 10:15:00

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) argumentou em favor da valorização dos profissionais da saúde, principalmente da Zona Rural. O edil também falou do seu posicionamento contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade e sugeriu à Prefeitura Municipal a prorrogação na cobrança do IPTU.

Ao início de sua fala, Ribeiro reservou um momento para estender cumprimentos especiais ao ex-vereador Álvaro Pithon, que cumpriu vários mandatos na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, reconhecendo seu trabalho e colaboração para o desenvolvimento e pela busca da justiça social no bairro Alto Maron e adjacências.

Sobre a saúde, Dr. Andreson afirmou ter sido procurado por alguns médicos lotados em postos de saúde da Zona Rural para denunciar um chamamento da Secretaria de Administração e da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal para informa-los sobre uma possível redução salarial. “É bem verdade que passamos por um momento de dificuldade, de retração da economia, de baixa na arrecadação, mas este vereador acha extremamente injusto qualquer redução nos salários desses profissionais”, afirmou.

O vereador ainda afirmou que é preciso fortalecer a saúde pública, sobretudo no processo de prevenção e da profilaxia, principalmente nos atendimentos às comunidades rurais. Ele alertou sobre as consequências de uma possível redução dos salários dos médicos que atuam na Zona Rural: “Se fosse o caso de reduzir, seria o caos, porque os médicos jamais teriam interesse de estarem lotados nesses postos. E quem vai pagar esse preço será a população rural, que já sofre muito”, disse.

“A gente pede uma atenção especial da prefeita Sheila Lemos, do secretário de Administração, Kairan Rocha e, em especial, da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, para que revejam essa decisão”, completou.

Tarifa do Transporte Público – O vereador Dr. Andreson Ribeiro se posicionou contra qualquer aumento de tarifa de ônibus em Vitória da Conquista. O parlamentar afirma que é inadmissível sequer falar em aumento de tarifa sem um processo de licitação concluído e sem ônibus e abrigos de qualidade para os usuários do serviço.

“A empresa de ônibus recebe a tarifa do usuário e também tá recebendo da municipalidade. Isso é uma indecência, uma improbidade administrativa”, afirmou Andreson. “Quando isso parar de ocorrer, vamos sentar com o conselho, ouvir e ver em quantos por cento poderá se reajustar a tarifa de ônibus, tendo em vista o aumento dos insumos”, completou Ribeiro.

Cobrança do IPTU 2021 – O vereador pediu ao Governo Municipal para que seja prorrogado o prazo limite de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao ano corrente. “Quero pedir que o Executivo Municipal dilate o prazo de cobrança do IPTU para o segundo semestre, quando a gente compreende que a maior parte da população vai estar vacinada, imunizada e as atividades produtivas retomarão o seu curso”, afirmou, sugerindo a celeridade para a renegociação de dívidas de outros impostos para empresários do município.

Avenida ACM – Dr. Andreson Ribeiro posicionou-se totalmente contrário à proposta de que a avenida que direciona ao Aeroporto Glauber Rocha seja denominada de “Avenida ACM”, em homenagem ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães.

O vereador argumentou que já existem outros equipamentos com o nome deste político baiano e destacou que “no momento em que o município insurgiu contra o Carlismo na Bahia, Conquista foi duramente perseguida”.

“A gente compreende que ali tem outras figuras para se colocar o nome, figuras honradas que tiveram um belo trabalho nesta terra, a exemplo do saudoso deputado federal Coriolano Sales”, finalizou Dr. Andreson Ribeiro.