Imagem Câmara reúne vereadores, deputados e diretores de hospitais para garantir melhorias no enfrentamento à Covid-19

07/04/2021 23:00:00

Na noite desta quarta-feira, 7, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promoveu uma reunião com vereadores, deputados estaduais e federais, e diretores de unidades hospitalares da cidade para discutir ações que favoreçam avanços no enfrentamento à Covid-19.

A reunião, fruto da iniciativa da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, aconteceu por meio de videoconferência com a participação dos vereadores Orlando Filho (PRTB), presidente da Comissão, Ricardo Babão (PCdoB), Fernando Jacaré (PT), Edjaime Rosa - Bibia (MDB), Delegado Marcus Vinícius (PODE), Dr. Augusto Cândido (PSDB), Valdemir Dias (PT) e Alexandre Xandó (PT), dos deputados estaduais Zé Raimundo (PT), Josafá Marinho (PATRIOTA) e Ângelo Almeida (PSB), dos deputados federais Waldenor Pereira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Jorge Solla (PT), além de diretores dos hospitais conveniados ao SUS em Vitória da Conquista.

Presidente da Comissão de Saúde e membro da Comissão Especial, a vereadora Viviane Sampaio (PT) apontou que em visitas realizadas a hospitais e em reuniões com seus diretores foi identificado que uma das grandes preocupações é com as dificuldades de aquisição de medicamentos usados para intubação por parte dos hospitais conveniados ao SUS, e com a hiperinflação dos insumos. “Foi solicitado pelos diretores (dos hospitais) essa oportunidade de uma reunião com as autoridades do município, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa”, explicou a parlamentar.

O presidente da Comissão Especial, vereador Orlando Filho, avaliou que o momento pede união em defesa da saúde da população. “É tempo de nos unirmos, vermos o propósito comum de toda a sociedade”, disse ele, referindo-se ao objetivo de frear os avanços dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19.

Foi ressaltado que a cidade atende a um público bastante amplo, uma vez que Vitória da Conquista recebe pacientes de diversos municípios da região, inclusive de outros estados, o que coloca a cidade em uma posição de grande demandante de profissionais, leitos de UTI e enfermagem, além de medicamentos e equipamentos para serem utilizados no enfrentamento à doença.

O diretor administrativo da Santa Casa, Paulo Gadas, pontuou que a grande dificuldade está na compra de insumos e medicamentos. “Em Conquista e no Brasil como um todo está existindo uma dificuldade para fazer o abastecimento dos medicamentos necessários”, explicou. “A gente quer pedir, principalmente aos deputados, para ver de que forma isso será solucionado. Não adianta ter os recursos se não tiver os insumos necessários”, avaliou.

Os deputados ouviram as demandas apresentadas e se comprometeram em buscar as possíveis soluções para os problemas apresentados. A Comissão enviará uma nota à Prefeitura Municipal solicitando o detalhamento do uso dos recursos (cerca de R$ 32 milhões) recebidos do Governo Federal para o enfrentamento à Covid-19.

Deputados participantes da reunião:

Dep. Federal Daniel Almeida (PCdoB)
Dep. Estadual Ângelo Almeida (PSB)
Dep. Federal Waldenor Pereira (PT)
Dep. Josafá Marinho (PATRIOTA)
Dep. Federal Jorge Solla (PT)
Dep. Estadual Zé Raimundo Fontes (PT)

Março 2024