Imagem Projeto que dá nome de Herzem Gusmão à Estação de Transbordo deve ser aprovado nas próximas semanas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuis Carlos DudéValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaIvan Cordeiro

24/03/2021 11:40:00

Já está em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei Nº 024/2021 de autoria da Mesa Diretora da Casa, que denomina Estação de Transbordo Herzem Gusmão Pereira a nova Estação de Transbordo da Lauro de Freitas. A expectativa é de que o PL seja aprovado em algumas semanas.

O presidente da Casa, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), aponta que a tramitação deve ocorrer de forma célere para que a homenagem possa ser concretizada em breve. “Uma homenagem que nós da Câmara estamos fazendo ao saudoso prefeito Herzem, ainda com a cidade enlutada”, disse, acrescentando que a expectativa é de uma tramitação rápida. “Para que a gente possa logo estar com tudo pronto para prestar essa grande homenagem a este grande homem público de Vitória da Conquista”.

O vereador Líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa Bibia (MDB), aponta que Herzem realizou obras revolucionárias que justificam a honraria. “Um homem que veio revolucionar Vitória da Conquista. Grandes obras foram construídas em nossa cidade. Para mim é uma justa homenagem que Conquista pode fazer”, avaliou Bibia.

Para o líder do Governo na Câmara, o vereador Ivan Cordeiro (PTB), essa é uma justa homenagem ao legado deixado por Gusmão. “Uma homenagem justa ao nosso prefeito que faleceu recentemente e que trabalhou para que essa estação fosse construída e inaugurada. Esta Casa está fazendo essa homenagem reconhecendo o trabalho e o legado do prefeito Herzem Gusmão”, disse o parlamentar.

Líder da Oposição, o vereador Valdemir Dias (PT), aponta que a Câmara recebeu vários pedidos para que a Estação de Transbordo recebesse o nome de Herzem. “Após a morte do prefeito Herzem houve muitos pedidos para esta Casa colocar o nome do mesmo, que passará a se chamar Estação de Transbordo Herzem Gusmão Pereira”, revelou Dias.

Até então prefeito de Vitória da Conquista, Herzem faleceu no dia 18 de março, em São Paulo, vítima de complicações da covid-19. A justificativa do projeto ressalta o amor de Gusmão pelo município. “Como homem público e gestor, demonstrou imensurável amor por Vitória da Conquista e dedicou-se diuturnamente pelo progresso de sua cidade, alcançando notável êxito em várias frentes e projetos”, aponta o documento. “Nada mais justo do que atribuir o seu o nome à Estação de Transbordo, obra tão sonhada e capitaneada por ele”, adiciona.

Tramitação - Após a leitura do projeto, realizada durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24, o projeto aguarda o envio de emendas durante três sessões ordinárias. Após isso, tramitará na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que emitirá parecer a ser aprovado pelo Plenário da Casa. Após esse processo, o PL passará por duas votações e, tendo sua Redação Final apreciada e aprovada, será encaminhado para a sanção da prefeita Sheila Lemos (DEM).

Março 2024