Imagem Cori destaca história de São João Batista e importância dos festejos juninos

Cori destaca história de São João Batista e importância dos festejos juninos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

24/06/2020 10:25:00

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 24, de forma virtual, o vereador Coriolano Moraes (PT) falou da origem dos festejos juninos. Segundo ele, na cultura popular brasileira as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, a exemplo do Nordeste, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e curiosos de crenças e tradições.

O vereador lembrou que em 24 de junho é comemorado o Dia de São João, festa cristã que celebra o nascimento de João Batista, um profeta que anunciou a “boa-nova” da vinda de Jesus Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, e o batizou. “Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e se transformou em uma festa popular no calendário como festa junina”, disse.

Ainda conforme o Professor Cori, a noite de 23 de junho, véspera do Dia de São João, marca o início da celebração da festa de São João Batista. “O Evangelho de Lucas (Lucas 1:36, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto, a festa de São João Batista foi fixada em 24 de junho, seis meses antes da véspera de Natal”. Cori lembrou ainda que uma das características do São João é a fogueira, “dizem que numa tarde, durante uma visita de Maria (Mãe de Jesus) a Isabel, esta aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista, então Maria lhe perguntou: Como poderei saber do nascimento dessa criança? Respondeu Isabel: irei acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele”, contou.

O vereador ressaltou que da história de São João, a cultura popular europeia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita remanescentes do culto a Adônis, “e um dos símbolos mais importantes é a fogueira”. Segundo ele, foi apenas em 1950 que se começou a usar de fato o nome “forró”. “Pois, um ano antes, o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música "Forró de Mané Vito", produzida em conjunto com Zé Dantas. Em 1958, outra canção do músico chamada "Forró no Escuro" também fez muito sucesso. Apesar da popularidade alcançada com os sucessos desse ícone da música, o que realmente difundiu o estilo pelo Brasil foi a migração nordestina para outros estados do país, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. O forró virou gênero musical, o forró virou dança, virou marca nordestina”.

Professor Cori finalizou lembrando que a festa de São João também é marcada por muitas características que lhe são próprias, como as comidas típicas, a pamonha, mingau de milho, fogos, quadrilha caipira e o tradicional licor. “O São João se transformou em um verdadeiro cartão-postal cultural do nordeste brasileiro”.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.

Março 2024