Imagem Comissão Especial de Enfrentamento ao coronavírus se reúne com secretário de saúde e diretor do Hospital de Base

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesCicero CustódioFernando JacaréNildma RibeiroRodrigo MoreiraComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19

24/03/2020 12:11:00

Na manhã desta terça-feira (24), a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara de Vereadores, esteve na Secretaria Municipal de Saúde para uma reunião com representantes do Município e do Hospital Geral de Vitória da Conquista para tratar das medidas de prevenção à Covid-19.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Luciano Gomes (PL), além dos vereadores Fernando Jacaré (PT), Cícero Custódio (PSL), Rodrigo Moreira (Progressistas), Nildma Ribeiro (PCdoB), do secretário de Saúde, Alexsandro Nascimento Costa, o assessor especial da Prefeitura e diretor da Secretaria de Saúde, Lucas Batista, e o diretor do Hospital Geral, o médico Geovane Moreno.

Na reunião, os vereadores ouviram dos representantes da prefeitura e do HGVC quais as ações adotadas para que Vitória da Conquista tenha o menor impacto possível em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Foi uma reunião extremamente importante. Debatemos como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e como o Hospital de Base estão se preparando para receber esses pacientes.  Tivemos a possibilidade de debater todos os assuntos, todas as possibilidades e colocamos a Câmara de Vereadores à disposição das secretarias de Saúde do Município e do Estado para que a gente possa contribuir no que for necessário", comentou o presidente da Casa do Povo, Luciano Gomes.

Dentre vários temas debatidos, os vereadores questionaram ao secretário e ao diretor do hospital sobre as medidas tomadas pelo município em meio a crise, além de pedir esclarecimentos sobre a falta de testes rápidos do coronavírus na cidade, sobre as ações da rede de saúde de Vitória da Conquista e sobre os números. Os parlamentares sugeriram que a Prefeitura declare situação de emergência para possibilitar novas ações do poder público contra a pandemia e a necessidade de fechamento de bares e a suspensão de transportes na Zona Rural.

Tanto o secretário Alexsandro quanto o diretor Dr. Geovane pediram ajuda da Câmara para reafirmar à população todos os protocolos indicados contra a proliferação da doença e para que a mídia local não provoque alarmismo na cidade.

"A gente fez uma avaliação das medidas que vêm sendo tomadas, prestamos todos os esclarecimentos relacionados às notícias veiculadas na mídia, discutimos propostas relacionadas tanto à assistência quanto à prevenção e tivemos o contato com o Dr. Geovane, do Hospital de Base, o que nos permite dizer que temos uma boa articulação com a Secretaria de Saúde do Estado, e nesse momento temos que somar forças para que todos possamos enfrentar essa fase juntos", comentou o secretário.

Até o momento, Vitória da Conquista notificou 91 casos suspeitos de coronavírus junto à Sesab, dos quais, 34 foram descartados e outros 57 permanecem sob investigação. Nenhum caso da Covid-19 foi registrado até o momento no município.

O diretor do HGVC explicou que nesse momento a orientação é para o isolamento social, quem está com sintomalogia, mas sem dificuldade respiratória deve ficar em casa e não se dirigir ao hospital, apenas os pacientes que precisam de ventilação mecânica deve se dirigir à unidade. Explicou que quanto maior o isolamento domiciliar, maior a capacidade de atuação das equipes de saúde. "A ideia é de que estamos nos preparando para algo novo, algo inesperado, mas estamos fazendo de tudo para evitar a propagação do vírus, pois a ação tem que ser em tempo real", concluiu.