Imagem Comissão enviará relatório ao MPF sobre Anel Rodoviário e BR-116

Comissão enviará relatório ao MPF sobre Anel Rodoviário e BR-116

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaJorge BezerraEdjaime Rosa - BibiaFernando JacaréRodrigo Moreira

24/10/2019 15:33:00

A comissão de vereadores criada para acompanhar a atuação da Via Bahia na região de Vitória da Conquista se reuniu com representantes da Via Bahia, Prefeitura Municipal, moradores de bairros do entorno do Anel Rodoviário e BR-116 e agentes da Polícia Rodoviária Federal, a fim de discutir ações para solucionar problemas identificados durante a visita realizada em 3 de outubro. Participaram da reunião os vereadores Fernando Jacaré (PT), Ejaime Rosa Bibia (MDB), Jorge Bezerra (SOLIDARIEDADE) e Rodrigo Moreira (PP).

Durante a reunião foi revelado pelo Inspetor Frederico Leite, da PRF, o dado de que o trecho compreendido entre o KM 10 e o KM 20 do Anel Rodoviário, da região do trevo que dá acesso à BA-262 ( saída para Anagé) até o trevo da BA-263 (saída para Itambé) estão entre os 100 trechos mais perigosos do Brasil. “São muitos pontos com problemas identificados ao longo do Anel Viário e ao longo da BR-116, no entorno de Vitória da Conquista, e de fato alguns avanços já foram realizados e outros problemas já estão em amadurecimento das soluções”, disse o chefe da Delegacia da PRF em Vitória da Conquista, Frederico Leite.

O vereador Fernando Jacaré comunicou a todos que o Ministério Público Federal (MPF) solicitou da comissão um relatório das atividades já realizadas, a fim de inteirar-se para buscar, junto com a comissão, garantir a segurança dos usuários da BR-116 e do Anel Rodoviário. “Nosso relatório vai ser entregue ao Ministério Público Federal, através do Procurador André Sampaio, que nos enviou documento querendo conhecer o detalhamento de tudo o que está acontecendo na comissão. Nós vamos enviar um relatório completo, estamos falando de uma coisa séria”, disse o parlamentar, destacando o apoio do MPF.

No encontro ficou decidido que será solicitado à Via Bahia a mudança na posição dos radares na região do distrito Industrial dos Imborés, em busca de, sem aumentar o número de equipamentos, otimizar o efeito dos radares na redução do número de acidentes.

Além disso, a comissão buscará reunir-se com a direção do Assaí Atacadista, em busca de soluções para os constantes acidentes na região do empreendimento.

Fernando Jacaré apontou que a comissão pretende garantir uma maior rapidez na realização das pequenas intervenções da Via Bahia que possam evitar os constantes acidentes graves, com vítimas fatais. “São intervenções simples. Tem pessoas morrendo”, disse Jacaré, ressaltando a urgência na execução de intervenções que garantam a segurança de quem trafega pela BR-116 e pelo Anel Viário, para depois buscar os objetivos mais ousados como os viadutos nos cruzamentos do anel. “Nós queremos melhorias para a sociedade, principalmente no tocante aos acidentes graves, evitar os acidentes graves e as mortes no trânsito de Vitória da Conquista”, complementa Frederico Leite.