Imagem TRIBUNA LIVRE: Monitoras da rede municipal entregam minuta de Plano de Carreira da categoria aos vereadores

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

16/10/2019 10:00:00

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 16, as diretoras do Simmp (Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista), Nívia Mendes Novaes e Aline Santos Ribeiro, compareceram à Câmara de Vereadores para entregar aos edis a minuta do plano de carreira dos monitores.

Antes da entrega, as duas dirigentes do sindicato fizeram o uso da tribuna livre e explanaram um pouco sobre a situação dos monitores da rede municipal de Vitória da Conquista.

Nívia utilizou primeiro a tribuna e disse que este era um dia especial e ressaltou que a categoria é composta em sua integralidade por mulheres que trabalham em turno integral, mesmo com a falta de valorização profissional.

A monitora também disse que há muito tempo as profissionais têm a preocupação de fazer da creche um lugar em que as crianças possam brincar, ser educadas e cuidadas – o tripé da educação infantil – mas também é necessário que o reconhecimento por parte do governo municipal venha.

Já Aline fez um breve retrospecto da profissão em Vitória da Conquista e lembrou que em 2017, as monitoras de creche entregaram uma solicitação à Comissão de Educação da Câmara para que suas reivindicações fossem atendidas, o que não ocorreu.

No mesmo ano, o vereador Prof. Cori (PT) fez um projeto de lei para regulamentar a profissão, além disso, o vereador Valdemir Dias (PT) realizou uma audiência pública em prol da causa e que contou também com a presença e apoio jurídico do vereador David Salomão (PRTB), mas em nenhuma dessas oportunidades a classe foi atendida pelo governo municipal e por isso, o Simmp pensou em um plano de carreira para a categoria.

“Esperamos que o governo repense suas práticas e passem a dialogar com os servidores”, disse Aline.

Ao final, as duas dirigentes do sindicato entregaram a minuta aos vereadores.