Imagem Câmara Municipal realiza segunda audiência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

Câmara Municipal realiza segunda audiência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuis Carlos DudéCoriolano MoraesDavid Salomão

29/08/2019 18:33:00


Na manhã desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou a segunda audiência pública para tratar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício financeiro do município para o ano de 2020. A audiência foi presidida pelo vereador David Salomão (PRTB), que é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a qual conta ainda com os vereadores Professor Cori (PT) – relator; e Luís Carlos Dudé (PTB) – membro. 

Salomão abriu a audiência ressaltando a importância da participação popular nas discussões do Orçamento Municipal para 2020 e relatou o trabalho da comissão em todo o processo.

A Secretária de Governo do município, Geane Oliveira, se disse feliz em estar participando da construção do orçamento municipal. “É bom ver essa Casa exercendo o seu papel regimental com a realização dessa segunda audiência”, disse. Ela explicou a diferença da LDO e da LOA.: “A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é o texto, nos dá o caminho; a LOA (Lei Orçamentária Anual) estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano, diz como vamos gastar o dinheiro”. 

Representando todos os sindicatos municipais, Augusto Souza (Sinserv) disse que a audiência serve para que todos possam contribuir um pouco mais. “É importante os sindicatos participarem porque mostra o quanto estamos preocupados com o nosso município”. Segundo ele, as necessidades dos trabalhadores são grandes e os salários “pífios”, e aproveitou para pedir que seja aberta uma “nova cortina para os nossos servidores”. 

O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Dr. Armênio Santos, pediu mais investimentos na cultura e disse que o conselho está comprometido com o crescimento urbano. “Conquista sempre foi pujante na cultura e precisa ser ainda mais”. 

O vereador Luís Carlos Dudé, membro da comissão, disse que é preciso  investir mais na cultura e no esporte no município. De acordo com ele, a LDO serve para que possamos traçar metas, chamar a sociedade para a discussão, mas lamentou a ausência da população na discussão. “Temos esse momento para discutir e debater, isso é democracia”, ressaltou. Finalizou lembrando que os 21 vereadores têm buscado o melhor para a sociedade. 

O relator da comissão, vereador Professor Cori, agradeceu a presença de todos e ressaltou investimentos na cultura. Falou sobre as emendas que devem ser feitas à LDO, como as emendas impositivas e as do FUNDEF, que destinam 60% dos recursos aos profissionais da educação. Lembrou que quem define a aplicação de recursos é a lei e não o tribunal de contas: “Ele deve fiscalizar se está seguindo a lei”. Disse que todos os recursos devem estar estabelecidos em lei: “Por isso insisto em incluir como emenda para não haver impedimento lá na frente”, explicou, referindo-se a emenda que trata da destinação de verbas do Fundef para a educação. “Precisamos melhorar a economia financeira do país. Esse recurso na mão dos profissionais vai ajudar a alavancar a nossa economia”, concluiu.  




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30