Imagem Luta pelos direitos femininos é tema de debate em sessão de homenagem ao Dia da Mulher

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneTribuna LivreNotícia

13/03/2019 13:25:00

Durante a Sessão Solene Mulher-Cidadã Loreta Valadares em homenagem a mulheres que se destacam pelo trabalho em defesa da mulher, o presidente da Câmara, Luciano Gomes (PR), abriu espaço para as mulheres presentes fazerem uso da palavra na tribuna livre.

Maria Otília Soares, representante da União de Mulheres, disse que as mulheres devem estar sempre na luta pela garantia dos direitos, e pediu aos vereadores para colocarem em pauta as propostas que protegem as mulheres, bem como fazer cumprir as leis municipais, como a Parada Segura. Maria Otília comentou que a Câmara precisa de mais mulheres, pois, segundo a líder comunitária, seria mais justo um parlamento com 50% de homens e 50% de mulheres, pois hoje o número está bem abaixo do desejável.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Conquista), Joana Rocha relatou os trabalhos e o papel da instituição em prol da sociedade, principalmente com relação a mulher. Lembrou que a OAB repudia o projeto de Lei de autoria do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), que pretende revogar a cota mínima de 30% de candidatas mulheres nas eleições para cargos proporcionais.

A Capitã Larissa Couto, representante da Polícia Militar, também esteve na Tribuna Livre e disse que com muita honra está representando uma instituição como a PM do Estado da Bahia.  Ela “defende que as mulheres estejam na política por capacidade muito mais do que por cota ou por terem mulheres votando em mulheres”. E completou dizendo que todos sabem do que a mulher é capaz.

Beta Lopes, defensora dos direitos das mulheres negras, lembrou da importância das cotas para essas mulheres, principalmente em concursos públicos, e defendeu a luta de todas as mulheres pela garantia dos direitos existentes e a conquista de novos direitos. Finalizou parabenizando as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.