Imagem David Salomão denuncia aumento no preço do pedágio

David Salomão denuncia aumento no preço do pedágio

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDavid SalomãoPRTB

20/02/2019 10:40:00

Na sessão desta quarta-feira (20), o vereador David Salomão (PRTB) evocou o artigo 5º, inciso 15, da Constituição Federal: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;”. Mas, para ele, “é livre coisa nenhuma”. O edil alertou: “Vá para Salvador ou para qualquer outra cidade e não coloque dinheiro no bolso. Você fica na primeira praça de pedágio. Se você não pagar, você não passa. Então isso não é liberdade, já que os políticos descarados permitiram a concessão das estradas públicas”.

Ele bradou que se especula um aumento de 30% sobre o valor cobrado no pedágio. “Eles já admitiram. No nosso entender é inconstitucional a concessão de vias públicas. A Constituição permite a livre locomoção no território nacional. Agora eles querem aumentar o pedágio”, frisou. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, o aumento de 30% está bem acima do índice da inflação e do reajuste do salário mínimo.

Em Vitória da Conquista, lembrou o edil, existe um contrato de concessão que obriga a concessionária a duplicar a BR-16. “Todo dia morre gente nessa estrada. Mas eles não cumpriram com a obrigação contratual. Por que eles fazem isso? Porque a gente tem uns patetas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Só tem deputado babaca que diz amém para o governador do Estado”, falou. Para David, a população necessita de “verdadeiros representantes”, já “essas carniças não fazem nada”. “Nós vamos ter que fazer alguma coisa, movimentar a Justiça Federal contra esse aumento abusivo”, declarou.

Sobre as fortes chuvas que caíram sobre a cidade, causando grandes impactos, Salomão afirmou que não se pode condenar a natureza, “pois os homens não se preparam”. Ele enfatizou que “os gestores que ficaram aí 20 anos, comeram o dinheiro da pavimentação e da drenagem. Cadê a drenagem? Cadê a grana da drenagem? Sumiu, né. Está no bolso de alguém, porque a obra tem que ser completa. A verdade tem que ser dita”, denunciou.

Março 2024