Imagem TRIBUNA LIVRE: Esdras Tenório apresenta abaixo assinado pedindo CPI do Transporte Público

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

29/08/2018 10:10:00

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 29, a Tribuna Livre da Câmara foi ocupada por Esdras Tenório, que falou sobre a necessidade de instaurar no Legislativo Municipal uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que ele chamou de “transtornos” no transporte coletivo da cidade.

“Estamos com um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas”, disse Tenório sobre um abaixo-assinado solicitando que a CPI seja instaurada. “Queremos imediatamente uma CPI para que investigue o que causou e os culpados do transtorno no transporte público”, explicou ele. “A Cidade Verde é uma empresa condenada, a Viação Vitória faliu, o transporte clandestino não respeita e nós queremos uma CPI já”, emendou ele.

Segundo Esdras, a petição apresentada já recebeu o apoio verbal de oito vereadores (um a mais do que o Regimento Interno da Casa exige como número mínimo para instaurar uma CPI) à instauração deste instrumento de investigação, sendo eles Professor Cori (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Nildma Ribeiro (PCdoB), Jorge Bezerra (SD), David Salomão (PRTB), Adinilson Pereira (PSB) e Cícero Custódio (PSL), de acordo com o que apontou Esdras Tenório.

O cidadão ressaltou que as vans que estão circulando e atuando no transporte coletivo de forma irregular não respeitam o direito dos estudantes à meia passagem e de gratuidade aos idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com Esdras Tenório o movimento estudantil voltará a fazer mobilizações no Terminal da Lauro de Freitas nas próximas sexta e segunda-feira. “Nós vamos parar mais uma vez o terminal de ônibus”, contou. Ele apontou as reivindicações dos estudantes:
Reivindicações;
Quebra do monopólio;
Redução da Tarifa;
Não isenção do ISS;

Tenório denunciou tentativas de coação dos estudantes mobilizados contra a crise do transporte público. “Após o ato de sexta-feira o motorista do carro de som foi perseguido por quatro viaturas de motos da Polícia Militar, a fim de coagir, a fim de amedrontar”, contou ele denunciando também a presença de um carro de vidros escuros filmando e fotografando uma das assembleias realizadas.

CPI exige responsabilidade a Câmara – Comentando pela Bancada de Situação, o líder do prefeito na Câmara, Luís Carlos Dudé (PTB) disse que é preciso cuidado para instaurar uma CPI. “Sempre fui claro e verdadeiro. Eu não jogarei para a plateia e não denegrirei a imagem de ninguém nesta Casa. É necessário que tenhamos cautela nas coisas”, disse Dudé. “Essa Casa precisa ter responsabilidade”, completou.

Instauração da CPI será discutida – Líder da Bancada de Oposição, o vereador Valdemir Dias (PT) assegurou a Esdras que a bancada se reunirá para deliberar sobre o assunto.

Março 2024