Imagem Jacaré denuncia problemas na gestão municipal, cobra averiguação e execução de emendas parlamentares

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

22/11/2017 12:15:00

Na sessão desta quarta, 22, o vereador Fernando Jacaré (PT), líder da Bancada de Oposição, comentou a fala do ex-vereador e ex-secretário de Agricultura, Arlindo Rebouças. Jacaré concordou com as críticas feitas por Rebouças à gestão municipal. Para Jacaré, o decreto do Executivo que regulamenta o transporte feito por vans é um desrespeito à Casa e não atende à categoria. “O problema do transporte hoje é grave. A situação é caótica que vivemos em Vitória da Conquista com o transporte”, disse. O parlamentar ressaltou o papel da Câmara nessa discussão. “Ela não se furta e nunca se furtou, em nenhum momento, das discussões, do debate, e não vai parar. Vai continuar debatendo”, falou.

O vereador também comentou relatos da imprensa que dão conta de que os veículos da prefeitura estão abastecendo num posto privado porque o Central de Equipamentos (DESERG) estaria sem combustível. “Isso é grave, é gravíssimo”, disse. Ele frisou que a repercussão é estadual. “Temos informações ainda, não queremos crer nisso, que as obras da Perimetral estão paradas por falta de combustível”, detalhou. O vereador mostrou-se surpreso: “A que ponto chegamos na cidade que é referência como Vitória da Conquista”. Jacaré afirmou que essa denúncia deve ser averiguada pela Comissão de Fiscalização dos Atos do Executivo. Ele lembrou que uma das principais funções do vereador é de fiscalização.

Em sua fala, Jacaré afirmou que a bancada é contra o fechamento do Colégio Estadual Nilton Gonçalves. Ele explicou que tem ciência do parecer para o fechamento, mas é contra a decisão. “Assim como achamos absurdo que ACM Neto, em Salvador, vai fechar 19 escolas do município”, falou. Para ele é um crime. O edil frisou que é preciso coragem para assumir a tribuna e se posicionar. “Somos a favor de Rui Costa. Como vou falar aqui hoje: é o melhor governador do Brasil, por isso incomoda todo mundo”, disse. Ele alertou que a Casa se posicionou sobre o tema do Nilton e enviou documento ao governo estadual.

Jacaré enumerou ações do governo estadual em Vitória da Conquista como o novo aeroporto, revitalização do Hospital de Base, projeto de instalação de uma Policlínica, programas para jovens e estudantes, investimentos no abastecimento de água da zona oeste. “Temos que defender o que é bom e criticar o que é ruim”, disse. Ele alertou que os vereadores devem ser transparentes com população para que ela reconheça o que está sendo feito. Jacaré afirmou que Rui se destaca como gestor porque vem conseguindo manter investimento na Bahia, mesmo com a crise.

O vereador cobrou da gestão municipal uma posição da gestão municipal sobre as emendas dos vereadores. Ele lembrou que são emendas de todos os vereadores, independentemente de partido. “Até agora nada”, falou. Para ele, “é lei, tem que cumprir. É desrespeito com a população, que está esperando cumprir”. Jacaré ainda reclamou que, apesar de ter sido promessa de campanha de Herzem Gusmão, o projeto de guarda municipal não foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do município que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos. O vereador afirmou que a Casa vai inserir a guarda no PPA.