Imagem Mostra Cinema Conquista é tema da Tribuna Livre na Câmara Municipal

Mostra Cinema Conquista é tema da Tribuna Livre na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna Livre

22/11/2017 10:40:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 22, a presidente do Instituto Mandacaru (que assina a realização do evento), Luciana Oliveira, ocupou o espaço da Tribuna Livre para falar sobre a Mostra Cinema Conquista – Ano 12.

Ela destacou a proposta do evento de “ampliar a proposta de democratização do acesso ao cinema brasileiro e da diversidade da cinematografia internacional”.

Em sua 12ª edição, o evento busca ampliar a visão do público consumidor de produtos audiovisuais.  “Cada nova edição busca caminhos para possibilitar uma visão mais ampla e diversa do público como consumidor de produtos audiovisuais. Junto a isso, trabalha para construir, na terra natal do cineasta Glauber Rocha, um lugar de destaque como centro de produção cultural no interior do estado”, disse Luciana.

Oliveira destacou ainda a importância que a Mostra Cinema Conquista tem ganhado a cada edição. “A Mostra Cinema Conquista se estabelece, mais uma vez, como espaço privilegiado de público para ver, ouvir e falar de cinema”, apontou. “O evento hoje é um marco significativo de uma história de vivências cinematográficas em Vitória da Conquista, iniciada há mais de um século, em 1912, contribuindo para a percepção da linguagem audiovisual como um meio criativo que possibilita reflexões sobre a vida e arte”, completou a presidente do Instituto Mandacaru.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas).

Luciana destacou a apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer ao evento. Segundo a presidente do Instituto, a secretária Tina Rocha abraçou a Mostra e além do apoio financeiro, abriu espaço para a produção do evento que acontece na secretaria. Em sua fala, também explicou que o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia foi fundamental para a realização da Mostra que foi aprovada num edital da instituição.

A Mostra Cinema Conquista – ano 12 está acontecendo desde o dia 19 de novembro e segue até essa sexta, 24, com exibição de mais de 50 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens.

As principais exibições ocorrem este ano no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED), Escola Normal, com sessões ocorrendo às 15h, às 18h40 e às 20h.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://mostracinemaconquista.com.br/