Imagem Audiência pública discute programa Luz Para Todos

Audiência pública discute programa Luz Para Todos

07/10/2009 00:00:00

O mandato do vereador Gildásio Silveira (PT) realizou, na manhã da última quarta-feira (7), audiência pública para discutir a situação do programa Luz Para Todos em Vitória da Conquista. O Luz Para Todos foi instituído pelo Governo Federal através do decreto 4.873/2003, com o objetivo de estimular as concessionárias distribuidoras de energia a levar eletricidade às localidades rurais que ainda não contam com tal serviço.
Têm direito a participar do Programa famílias que moram na zona rural e não se enquadram no programa lotes de terra sem habitação, nem residências de veraneio. O ponto de consumo de energia deve servir à família moradora ou à atividade rural permanente. O Luz Para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.
A audiência contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Robélia Mota; da gestora do atendimento da Coelba, Neide Cavalcante, do representante do comitê Gestor Estadual do Programa Luz Para Todos, Marcelo Barreto; dos vereadores Vivi Mendes (PT), Arlindo Rebouças (PMN) e Hermínio Oliveira (PDT), além de moradores e líderes da comunidades rurais.
Segundo Neide Cavalcante, desde 2005 o Programa Luz Para Todos vem avançando e cumprindo suas metas, contemplando mais de 330 mil ligações no estado Bahia. “Passamos de 53% para 85% de ligações na zona rural do estado, os que ainda não foram contemplados, devem aguardar, pois a meta é que toda a zona rural tenha acesso à energia elétrica”, afirmou.
Marcelo Barreto ressaltou os investimentos que já foram feitos em nossa região, afirmando que mais de 4.500 famílias já foram contempladas, beneficiando mais de 35 mil pessoas. “Iniciamos atendendo locais com mais densidade demográfica, até por questões de custos. A partir de agora, estamos iniciando os trabalhos em locais com menos famílias”, disse. Barreto ressaltou que o Programa não traz nenhum ônus para o cidadão, e ainda tem a tarifa mais baixa.
Para o vereador Vivi Mendes, a audiência foi importante para a comunidade rural de Conquista, já que muitas famílias ainda não foram contemplado pelo Luz Para Todos. “Pudemos ouvir, do representante do comitê gestor, os andamentos do programa os avanços e o que precisa ser alcançado”, disse.
Segundo o autor da audiência, vereador Gildásio Silveira, a presença de Marcelo Barreto no encontro foi fundamental para que os representantes de mais de 35 localidades da zona rural soubessem como anda o Programa Luz Para Todos no interior da Bahia. “Parabéns ao povo que soube escolher um projeto comprometido com o bem estar da população. Milhares de famílias já foram contempladas. Mais de 85% das famílias que viviam no apagão, já tem acesso a energia elétrica”, concluiu.