Imagem Audiência pública discutiu revitalização do rio Verruga

Audiência pública discutiu revitalização do rio Verruga

16/07/2009 00:00:00

O  mandato do vereador Beto Gonçalves (PV) realizou, na última quarta-feira (15), audiência pública para discutir a revitalização do rio Verruga, que tem sofrido contaminação em seu lençol freático por causa da falta de políticas públicas efetivas de preservação.
Segundo o vereador Beto Gonçalves, presidente da Comissão do Meio Ambiente, a  audiência fortaleceu as ações em defesa da revitalização do rio. “Todos que estiveram aqui mostraram interesse em participar dessa luta”, disse, enfatizando que é preciso a realização de ações conjuntas para que as gerações futuras também possam conhecer o rio Verruga.
Adalberto Brito, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), parabenizou o vereador Beto Gonçalves por iniciar a discussão sobre a revitalização do rio Verruga. Segundo ele, para que o rio seja preservado, é necessário uma ação conjunta do poder público, na realização de campanhas de educação ambiental. “É preciso que  cada um entenda seu papel de defensor do meio ambiente”, disse.
O procurador público, Beneval Santos Mutim, afirmou que é preciso elaborar um plano de recuperação das áreas degradadas do rio Verruga. ”O rio nasce em nossa cidade e precisa ser preservado”, ressaltou, destacando que a poluição é considerada  crime ambiental.
Os vereadores Joel Fernandes (PTN), Néu do Gás (PSB), membros da Comissão de Meio Ambiente, e o vereador Gilzete Moreira (PSB) e Hermínio Oliveira (PDT), também participaram da audiência. O vereador Néu do Gás destacou que a conscientização dos moradores é a principal ação para a preservação do rio. “São várias residências em torno do Poço Escuro. A ação cotidiana do homem contaminou o rio Verruga”, disse, destacando que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem muito a contribuir com a região.
Joel Fernandes destacou que a presença de representantes de órgãos ligados ao meio ambiente  foi decisiva para o sucesso da audiência.  Para ele, evitar que o rio Verruga morra, é dever de cada cidadão. “Espero que o trabalho dos parceiros revitalize o rio".
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que é preciso realizar a revitalização do Poço Escuro (parte da reserva da Mata Atlântica onde nasce o rio Verruga). "Existe muita água que está sendo desperdiçada e pode ser aproveitada para o consumo", ressaltou, destacando o início das obras do PAC, que vão beneficiar os bairros Petrópolis, Guarani, Pedrinhas e Nossa Senhora Aparecida.
Prefeitura garante revitalização - Ricardo Marques, secretário Municipal de Meio Ambiente, destacou que a Prefeitura tem importantes projetos para revitalização da Serra do Periperi e do Poço Escuro. “As ações que estão acontecendo naquela área constituem-se em melhorias ambientais e sociais para toda a cidade”, disse, destacando que uma comissão permanente deverá ser formada com intuito de discutir somente ações voltadas para a revitalização do rio Verruga.
Também participaram da audiência Walter Barros, gerente regional da Embasa; André Cairo, presidente do Movimento Contra Morte Prematura; Alexandre Tavares, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Ubirajara Gil, representante das Lojas Maçônicas.