Imagem Comissão de Saúde da Câmara visita Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde

Comissão de Saúde da Câmara visita Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde

Câmara Municipal de Vitória da Conquista

09/08/2017 15:32:01


A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) iniciou a semana com uma visita ao Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde. A visita aconteceu após queixas recebidas pela comissão. “O intuito dessa visita hoje foi verificar os fluxos de entrega de material e medicamentos para as unidades de saúde, tendo em vista que em algumas visitas que realizamos foi queixa das unidades de saúde o desabastecimento de medicamentos e insumos dificultando o trabalho das equipes”, explicou a presidente da comissão, a vereadora Viviane Sampaio (PT).

Durante a visita, os parlamentares foram informados que 80% dos medicamentos já foram comprados e estão no almoxarifado, sendo distribuídos para as unidades de saúde, sendo duas farmácias distritais e 39 pontos de distribuição de medicamentos entre unidades básicas de saúde e unidades especializadas, como Caps e outras unidades. “Nós estamos fazendo a solicitação de compras de acordo com a necessidade dos produtos. Hoje nós estamos com um estoque que estamos em falta de pouquíssimos produtos. Já foi solicitada a compra e estamos aguardando só o recebimento, mas material cirúrgico e material de limpeza nós estamos com estoque praticamente 100% para atendimento”, contou a coordenadora do Almoxarifado Central, Juliana Rios.

Segundo o coordenador da parte de medicamentos do Almoxarifado Central, um dos problemas enfrentados é a não entrega de medicamentos por parte dos fornecedores. “Atualmente a gente tem alguns problemas na aquisição, apesar de ter recurso em conta e recursos garantidos. A gente solicita a compra e o fornecedor que ganhou a licitação, apesar dos prazos já terem esgotado, não entrega o produto. Isso é um problema no Brasil todo”, justificou o coordenador.

Ele disse ver a atuação da Comissão com bons olhos e defendeu que a visita aconteça periodicamente. “Eu vejo isso com bons olhos e atualmente nós temos bons dados para apresentar a eles. Isso deve acontecer de maneira periódica e só vai tentar organizar ainda mais a nossa rede de saúde, que vem sofrendo diversos ataques, sobretudo do ponto de vista do financiamento, com a PEC que congelou os gastos em Saúde em 20 anos. Isso vai ter um grande impacto na Saúde”, disse ele.

Membro da Comissão de Saúde, o vereador Adinilson Pereira (PSB) avaliou a visita como positiva e apontou que o material em falta precisa chegar o mais rápido possível. “Como vereador, fiscalizador dos órgãos públicos, eu digo que essa visita é positiva. Dentro da expectativa que nós tivemos aqui a visita foi muito boa. O armazenamento do Almoxarifado Central está em 80% e esperamos que os medicamentos que estão faltando cheguem o mais rápido possível para que a população não fique em falta”, disse Adinilson Pereira.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé (PTB) destacou a importância da atuação fiscalizadora dos parlamentares e da Comissão de Saúde. “Esse é um papel importante da Comissão de Saúde e da Câmara de Vereadores. É um trabalho importante. Esse é o papel do vereador, o papel de fiscalizador. A gente vê com bons olhos esse trabalho que está sendo feito, conhecendo a realidade daquilo tudo que está acontecendo diante do Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde e levar até a comunidade tudo o que está sendo feito para a comunidade de Vitória da Conquista como um todo”.

Viviane Sampaio explicou que visitas como as que a Comissão tem feito às estruturas que envolvem os serviços de saúde pública do município são formas de acompanhar o andamento da cidade de perto e promover o contato entre a comissão e a atual gestão do Executivo Municipal. “Para a Comissão de Saúde é muito importante estar visitando in loco e tendo esse contato com a atual gestão”, disse ela.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31